Outubro 6, 2022
Com o passar dos anos, o organismo torna-se cada vez mais ácido, o que pode gerar alguns problemas de saúde a longo prazo. Mas há forma de contrariar este efeito, sabia que existem alimentos alcalinos?
São cada vez mais as pessoas que procuram seguir uma dieta mais alcalina, com o objetivo de conseguirem manter o seu organismo mais equilibrado e melhorarem o estado da sua saúde. A realidade, e tal como explicou o Dr. Figueiredo Luz, o corpo tende a tornar-se mais ácido com o passar dos anos, mas há formas de contornar esta acidez através da alimentação com alimentos alcalinos.
Esta acidez que, na prática, significa que o pH do corpo está abaixo dos 7, o valor considerado neutro, pode surgir pelos mais diversos motivos. Desde o stresse emocional à exposição a elementos externos, como o fumo do tabaco à poluição, à dieta que é, talvez, o fator mais determinante.
Consumir alimentos e bebidas que sejam intoxicantes para o organismo pode conduzir à diminuição do pH e, quando os níveis estão demasiado baixos, o corpo tenta compensar o pH utilizando minerais naturalmente presentes no organismo, nomeadamente, o magnésio. Quando estes minerais estão em falta, o organismo não vai ter capacidade de resposta para fazer esta compensação, o que pode levar à acumulação de ácidos, provocando alguns problemas de saúde.
A importância de uma dieta equilibrada
Quando continuamos, a consumir alimentos e bebidas com um pH ácido, o corpo deixa gradualmente de ter a capacidade não só de dar resposta para manter o pH equilibrado, como também de absorver minerais e nutrientes que são essenciais para o seu bom funcionamento. Isto leva, também, à diminuição da produção de energia e da capacidade de regeneração de células danificadas.
A longo prazo, o corpo deixa também de conseguir eliminar metais pesados como o chumbo, muitas vezes presente na atmosfera e na água que bebemos diariamente, e que pode causar problemas como anemia ou aumento da pressão arterial. Além disso, a não eliminação destes metais deixa o organismo mais fragilidade e suscetível a outro tipo de patologias.
A acidez do organismo acontece, principalmente, por não mantermos uma dieta equilibrada e consumirmos produtos industrializados e processados. Além disso, o consumo regular de carnes vermelhas, ovos, laticínios, refrigerantes, café e adoçantes artificiais também levam a este processo de acidificação. Por outro lado, uma dieta alcalina é rica em vegetais frescos e água alcalina.
Torna-se, por isso, fundamental ter uma dieta equilibrada e que seja rica em alimentos com um bom poder alcalinizante. Isto é, que tenham um nível de pH elevado.
Alimentos com pH elevado (alimentos alcalinos)
— Espinafre
— Couve galega
— Pepino
— Brócolos
— Abacate
—Limão (Pelo seu sabor ácido, muitas pessoas pensam que o limão faz parte do grupo de alimentos que causam acidez, mas este fruto torna-se alcalino depois de ingerido)
—Cenoura
Água como alcalinizante
Já todos sabemos que beber água e garantir, pelo menos, a ingestão de 1,5 litros diários é essencial, sendo que o nosso corpo é constituído, maioritariamente, por ela. Contudo, há que saber exatamente que água escolher, e a realidade é que grande parte das águas que consumimos, entre elas a água da torneira, tem um pH de 7, ou seja, neutro.
Isto não tem de ser, exatamente, um problema. No entanto, para quem está a tentar reverter os efeitos da acidez do organismo, o ideal é procurar uma água alcalina e com um pH mais elevado. A água VOA, com um pH acima de nove, é uma boa opção já que, além do seu pH elevado, é também purificada e mineralizada.
O seu consumo, a longo prazo, ajuda a reverter os efeitos dos fatores externos, ao mesmo tempo que melhora a saúde em aspetos tão simples como a melhoria da circulação sanguínea, que ajuda a que tenha mais performance desportiva e energia. Além disso, os minerais presentes aumentam o seu poder de hidratação, o que ajuda a evitar problemas como a retenção de líquidos, tão comum entre as mulheres.
Se quer passar a ter água alcalina à disposição em sua casa, saiba que os purificadores da VOA podem ser instalados facilmente em qualquer cozinha, e adaptados a qualquer situação. Conheça todas as soluções disponíveis através do site da VOA.
Alimentação e emoção: a abordagem integrativa de Eunice Van Uden
Quando se fala de saúde, ainda há quem pense em “caixinhas” separadas: o corpo de um lado, a mente do outro, a alimentação num capítulo à parte e o resto do estilo de vida algures [...]
Sabias que os teus rins envelhecem em silêncio?
Há órgãos no corpo que gritam quando algo não está bem. Os rins não são um deles. Trabalham em silêncio, todos os dias, a filtrar o sangue, eliminar toxinas, equilibrar minerais e regular [...]
Cátia Miranda: nutrição integrativa, saúde funcional e a água que transforma
A saúde não é apenas o que comemos. É também como pensamos, bebemos, sentimos e como permitimos que o corpo recupere. Para a nutricionista integrativa Cátia Miranda, esse entendimento foi moldado por uma infância enraizada [...]






