Categories: Saúde

Não costuma beber água? Estes são os sinais que podem indicar que está desidratado

Outubro 15, 2022

Existem sinais de desidratação, os sintomas ligeiros como a sede ou a boca seca que podem ser facilmente reversíveis, mas em casos mais graves pode ser preciso ser visto por um médico.

Quando bebemos água porque estamos a sentir sede, isso significa que já estamos desidratados. Já tinha pensado nisto? Talvez não, mas a realidade é que quando estamos com aquela sede em que sentimos vontade de beber bastante água, isso significa que o nosso corpo já entrou em estado de desidratação.

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água, o que faz com que esta seja uma das nossas necessidades mais básicas e que, muitas vezes, tendemos a menosprezar. Beber água durante o dia é fundamental para garantir o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano e evitar danos para a saúde. E se acha que basta beber 1,5 litros de água por dia, está enganado. E há uma fórmula para saber ao certo quando água deve beber por dia.

“Como necessidades hidricas basais o ser humano necessita cerca de 35 mililitros de água por cada quilo de peso, independentemente das estações do ano”, garante a nutricionista Cátia Miranda. Significa isto que, uma pessoa com 60 quilos, por exemplo, deve beber 2,1 litros de água por dia. Já para quem pesa 80 quilos, o valor ronda os 2,8 litros.

Contudo, quando falamos nestes valores, é fundamental que se perceba que, além de beber água, muitas vezes estamos também a consumir certos alimentos que têm uma elevada percentagem de água na sua composição. O tomate, a melancia, o melão ou o pepino, por exemplo, são bastante ricos em água, por isso, o tipo de alimentação que faz diariamente também deve contar para a ingestão de água de cada pessoa.

E como saber, exatamente, se precisa de beber água, especialmente em meses mais quentes como os de verão? Existem alguns sinais a que deve estar atento e que podem significar que está a entrar em desidratação, e deve imediatamente reverter a situação, bebendo água. Isto porque, caso entre numa fase mais avançada, pode ser necessário ser visto por um médico e, eventualmente, receber líquidos por via endovenosa.

Sandra Camacho, médica especialista em Medicina Anti-aging, deixa alguns dos sinais que podem indicar que o corpo está a entrar em desidratação.

— Sede
— Letargia
— Boca e pele secas
— Extremidades frias
— Oligúria (diminuição do débito urinário)
— Mucosa seca
— Diminuição do turbo cutâneo com prega cutânea

Em casos mais graves, pode também surgir:

— Taquipneia (aumento da frequência respiratória)
— Pressão arterial baixa
— Alterações da consciência

A especialista explica que, em casos mais ligeiros, pode simplesmente beber água para conseguir restabelecer os níveis de hidratação no corpo. Contudo, se entrar em estados mais graves e começar a sentir os três últimos sintomas, o mais provável é que tenha de ser visto por um médico numa urgência.

Uma das formas de se manter sempre hidratado é ter sempre uma garrafa de água consigo. Além disso, deve escolher uma água leve, sem ter um sabor pesado e que estimule a continuar a beber. A água VOA, por ser pura e ionizada, tem um sabor mais leve do que o habitual e torna-se mais agradável.

Por outro lado, é alcalina, com um pH acima de 9, e mineralizada, o que significa que vai ajudar a restabelecer rapidamente as quebras de minerais que ocorrem no organismo quando se entra em desidratação. Pode saber tudo sobre a água VOA e fazer a adesão através do site oficial.