Categories: Corporate, Saúde

A arte de viver devagar: para se viver bem

Junho 19, 2024

Vivemos do mundo do mais:  mais rápido, mais informação, mais sucesso, mais produtividade, mais dinheiro, mais tantas coisas. E isso, esgota-nos e – principalmente – desconecta-nos do que realmente importa. A arte de viver devagar – também conhecido como “slow living”é um movimento que convida as pessoas a desacelerar, simplificarem e apreciarem a vida num ritmo mais calmo. Abraçar essa filosofia pode transformar a nossa vida de forma genuína. E, nesse processo de simplificação e equilíbrio, a água desempenha um papel crucial, especialmente a água alcalina de alta qualidade como a água VOA.

VIVER DEVAGAR: DO QUE SE TRATA?

Viver devagar não é apenas sobre reduzir a velocidade física, mas também a mental e emocional – é sobre ter uma abordagem mais consciente e com intenções definidas para a vida. Trata-se de focar no presente, valorizar as experiências e criar espaço para o que realmente importa. Sabemos que, dito assim parece tão fácil, mas que – quando nos vemos enredados nos desafios e necessidades do nosso dia a dia não o é! Como podemos abrandar ou priorizar tempos de qualidade se o tempo já parece tão pouco para assuntos obrigatórios como trabalho, filhos e outras responsabilidades que necessitam de ser cumpridas?

A questão é que somos nós que podemos integrar e atentar para assuntos como organização e gestão do tempo pessoal e cuidados de saúde.

Desta forma, deixamos algumas sugestões que podem ajudar na implementação, equilibrada – ou seja, com foco mas pouca auto-cobrança –  de uma nova rotina:

  1. Desacelerar

Uma das principais premissas do slow living é desacelerar. E, por isso, começamos por aqui – pelo óbvio.

Desacelerar significa dedicar tempo para realmente apreciar as pequenas coisas da vida, como uma caminhada na natureza, uma refeição caseira ou uma conversa com um amigo. Quando desaceleramos, conseguimos notar os detalhes que antes passavam despercebidos. Como o de, por exemplo, os primeiros goles de água quando estamos com sede.

  1. Simplificar o ambiente – minimalismo

Um ambiente desordenado pode causar stresse e distração. Simplificar e organizar o nosso espaço pode trazer uma sensação de calma e clareza e ser um bom ponto de partida. Isso pode significar reduzir a quantidade de objetos em casa, escolher móveis funcionais e criar espaços dedicados ou destralhar.

  1. Desliga-te, digitalmente

Reserva momentos do dia para te desconectares de dispositivos móveis e eletrónicos. Fundamentalmente, durante as refeições ou antes de dormir. Desliga as notificações e limita o tempo nas redes sociais para reduzir o stresse digital.

  1. Cultivar relacionamentos significativos

Investir tempo em relacionamentos significativos é uma parte importante do slow living. Dedica tempo para estarescom a família e amigos – aqueles que te fazem bem e conseguem respeitar-te.  Conversa profundamente – em presença – e valoriza esses momentos de conexão humana.

 

  1. Planeia e prioriza

Faz uma lista de tarefas diárias ou semanais, priorizando o que é realmente importante. Isso ajuda a evitar a sensação de estar sempre ocupado e permite que dediques tempo de qualidade às atividades mais significativas.

Reflete sobre como usas o teu tempo e faz escolhas intencionais para dedicar mais tempo às atividades que realmente importam. Isso pode significar passar mais tempo com a família, ler mais ou simplesmente relaxar.

  1. Encontra e cultiva um hobby

Encontra um hobby que sintas que podes gostar e dedica tempo regular ao mesmo. Seja jardinagem, pintura, journaling, leitura ou qualquer outra atividade, ter um hobby pode ser uma forma prazerosa de desacelerar e conectares-te contigo.

 

  1. Estar na Natureza

Passar tempo na natureza é uma forma poderosa de desacelerar e reenergizar. Seja através de caminhadas, jardinagem ou apreciar uma vista, a natureza tem um efeito calmante e restaurador em nós.

Não te esqueças de levar, contigo, a tua água e de manteres o teu hábito de hidratação.
  1. 8. Cria Rotinas Matinais e Noturnas

Estabelece rotinas diárias que promovam a calma e a reflexão. Insere o teu hobby na mesma e desejos que tenhas em fazer algo, cumprindo. Por exemplo, ler um capítulo de um livro por dia ou ir caminhar todas as manhãs. Começa o dia com uma rotina matinal tranquila, como beber um copo de água, fazer alongamentos e quebrar o jejum com um bom pequeno-almoço. Termia o dia com uma rotina noturna relaxante, como ler um livro ou tomar um banho quente.

  1. 9. Reduz o Multitasking

Em vez de tentares fazer várias coisas ao mesmo tempo – mesmo que seja uma facilidade tua – concentra-te numa tarefa de cada vez. Isso aumenta a eficiência e permite que aprecies cada atividade plenamente.

 

A arte de viver devagar é um convite para simplificar, desacelerar e encontrar alegria nas pequenas coisas da vida. É uma filosofia que promove o bem-estar holístico e que nos incentiva a viver de maneira mais intencional e consciente. A água alcalina VOA é uma aliada poderosa nesse caminho, proporcionando hidratação de alta qualidade que apoia um estilo de vida equilibrado e saudável.

Ao incorporar os princípios do slow living na tua vida e escolher a VOA, estarás a dar passos significativos em direção a uma vida mais plena. Então, desacelera, respira fundo e desfrute do presente momento.

CONTINUAMOS A QUERER PERCEBER O QUE É A SAÚDE PERFEITA

Corporate, Saúde|

A VOA é uma marca que quer servir. Que quer fazer a diferença na vida (corpo, mente e saúde) de quem a consome. Que quer que as pessoas percebam o impacto do seu produto quando o incluem na sua rotina diária. Porque há coisas que só percebemos e valorizamos quando as sentimos. Quando elas nos transmutam. E a VOA é assim.

A arte de viver devagar: para se viver bem

Corporate, Saúde|

Vivemos do mundo do mais: mais rápido, mais informação, mais sucesso, mais produtividade, mais dinheiro, mais tantas coisas. E isso, esgota-nos e – principalmente – desconecta-nos do que realmente importa. A arte de viver devagar – também conhecido como "slow living" - é um movimento que convida as pessoas a desacelerar, simplificarem e apreciarem a vida num ritmo mais calmo. Abraçar essa filosofia pode transformar a nossa vida de forma genuína. E, nesse processo de simplificação e equilíbrio, a água desempenha um papel crucial, especialmente a água alcalina de alta qualidade como a água VOA.

RAMINHOS: QUAIS AS TUAS DICAS PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE MENTAL ?

Corporate, Saúde|

António Raminhos é mais do que um humorista conhecido - ele é um defensor aberto do bem-estar e da auto-consciência, partilhando as suas experiências e promovendo discussões importantes sobre temas muito relevantes e que nos tocam a todos. Recentemente, tivemos à conversar com ele para uma entrevista onde abordámos diversos aspetos da sua vida, incluindo a sua visão sobre saúde mental, os seus truques para mantê-la e como a hidratação desempenha um papel crucial no seu bem-estar.