Dezembro 21, 2024
A Rita Teodoro é o rosto de uma luta incansável por um mundo mais inclusivo. Conhecida como a “Cinderela Sobre Rodas”, a Rita tem marcado a história ao ser a primeira modelo com mobilidade reduzida em Portugal nos anos 90, uma pioneira em abrir portas e desafiar preconceitos numa sociedade pouco habituada a olhar para a diferença com normalidade.
Deslocando-se numa cadeira de rodas, a Rita sempre acreditou que as barreiras só existem para serem superadas. “Nunca cruzei os braços”, afirma, destacando a sua determinação em transformar desafios em oportunidades. É essa força que moldou o seu percurso pessoal e profissional, fazendo dela uma referência em inclusão e acessibilidade.
A Associação Cinderela Sobre Rodas
Determinada a expandir o seu impacto, a Rita transformou o movimento Cinderela Sobre Rodas numa associação de renome mundial. Sob o lema “Mais Mobilidade, Menos Mentalidade Reduzida”, a associação tem como missão promover a igualdade de direitos e oportunidades para pessoas com mobilidade reduzida (PMR) e contribuir para o seu bem-estar físico e psicológico.
A atuação da associação é ampla e versátil, com iniciativas como:
- Cinderela que vai ao Bairro: sensibilização sobre acessibilidade nas comunidades.
- Cinderela nas Empresas: promoção e consultoria de práticas inclusivas no ambiente corporativo.
- Cinderela nas Comunidades: ações de integração social.
- Cinderela nas Escolas: palestras para educar as novas gerações sobre inclusão.
- Gala Cinderela & Friends: um evento para celebrar conquistas e reforçar a importância de um mundo inclusivo.
Transformar Mentalidades para um Futuro Mais Inclusivo
A Rita Teodoro acredita que a mudança começa na forma como a sociedade encara a diferença. Para ela, a acessibilidade é um direito básico, e a falta dela afeta não só pessoas com mobilidade reduzida, mas toda a sociedade.
Além de promover a inclusão através de palestras e formações, ela – e a sua equipa – usa a sua voz para influenciar políticas públicas e práticas empresariais. O impacto do trabalho da associação já é visível, com mais de 300 reuniões realizadas com autarquias e entidades para promover mudanças estruturais.
Uma Mensagem de Esperança e Inspiração
A Rita Teodoro é uma prova viva de que as limitações físicas não definem o que uma pessoa pode alcançar. A sua história inspira não apenas quem enfrenta desafios semelhantes, mas todos aqueles que, por vezes, duvidam da sua capacidade de fazer a diferença.
“Todos nós temos limitações. O que interessa é o que fazemos com aquilo que temos”, diz Rita, deixando uma mensagem clara: nunca desistir e acreditar no poder da resiliência. E a VOA orgulha-se muito de poder conversar, partilhar e, de alguma forma, fazer parte desta causa. Esperamos que gostem e que vos inspire tanto quanto a nós.
Calor, cansaço e irritação: quando o verão desregula
Há dias de verão em que não é só o termómetro que sobe: sobe também a impaciência. A fadiga aparece mais cedo. O corpo parece mais lento. As pernas ficam pesadas. A cabeça dispersa-se. Dormimos [...]
Joaquim Guerreiro e os “segundos 30”: vitalidade, tempo e o corpo que não se abandona
Há uma frase que fica quando o Joaquim Guerreiro fala dos seus 60 anos: “sinto-me como se fossem os meus segundos 30.” Não é uma tentativa de negar a idade. Pelo contrário. Nesta conversa [...]
Fome emocional e sede física: como distinguir o que o corpo pede
Há uma fome que nasce no estômago. E há outra que parece nascer mais acima, algures entre o peito, a garganta e a cabeça. Aparece ao fim da tarde, depois de muitas horas em [...]







Spotify