Categories: Alimentação

Os efeitos da água alcalina ionizada na performance atlética e recuperação muscular

Abril 28, 2023

Sabemos que a água alcalina ionizada tem uma série de benefícios para a nossa saúde. Agora, como pode ela ser uma ferramenta para quem quer recuperar de atividade física de alta performance e/ou recuperação muscular? Vamos saber!

Beber demasiada água

ÁGUA ALCALINA – O QUE É

A água alcalina é uma água que tem um pH geralmente acima de 7,5. Isso significa é menos ácida.

A água alcalina pode ser produzida de várias maneiras, como por meio de processos de ionização, eletrólise ou adição de minerais alcalinizantes.

Desta forma, cada vez que bebemos água alcalina estamos a repor o valor do pH do nosso organismo, potenciando a alcalinização das nossas células, o que, a longo prazo, acaba por nos levar ao equilíbrio do organismo e à diminuição do risco inflamatório.

ÁGUA IONIZADA – O QUE É

A água ionizada é água que passou por um processo de ionização, um processo no qual algumas das moléculas de água foram divididas em ions carregados positiva ou negativamente. Esses Ions podem ser hidrogénio (H+) ou Hidroxila (oH-), dependendo do processo de ionização. O processo cria duas correntes de água, uma ácida e outra alcalina

A água alcalina ionizada tem um pH mais elevado do que a água comum, geralmente variando de 7,5 a 9,5 no pH, tendo propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

OS BENEFÍCIOS DE UMA ÁGUA ALCALINA IONIZADA

A água alcalina – quando ionizada – está associada a vários benefícios para a saúde, tais como:

  • Hidratação eficaz: a água alcalina pode ajudar a manter o corpo hidratado devido à sua capacidade de ser absorvida mais facilmente pelas células do corpo.
  • Melhora do sistema imunitário: devido às suas propriedades antioxidantes, o que pode ajudar a proteger as células do corpo contra o stresse oxidativo e melhorar a saúde em geral.
  • Neutralização de ácidos: a água alcalina pode ajudar a neutralizar os ácidos no corpo – principalmente se aliada a uma boa alimentação.
  • Melhora da digestão: pode ajudar a reduzir a acidez estomacal, o que pode melhorar a digestão.
  • Aumento da energia: aumento dos níveis de energia do corpo e redução da fadiga muscular.

COMO PODE ELA AJUDAR NA ATIVIDADE DESPORTIVA DE ALTO NÍVEL

A recuperação muscular é um aspeto fundamental da performance atlética, permitindo que o corpo se recupere e se prepare para futuros exercícios. Uma das formas de melhorar a recuperação muscular é através da hidratação adequada – e a água alcalina, purificada e mineralizada VOA é a solução perfeita.

A água alcalina pode ajudar a neutralizar os ácidos produzidos durante o exercício físico intenso, melhorando – assim – a capacidade do corpo de eliminar os resíduos metabólicos e reduzindo a fadiga muscular.

Algumas pesquisas sugerem. Igualmente, que a água alcalina ionizada – poder ter um efeito positivo na hidratação – é benéfico para a alta performance. Tendo propriedades antioxidantes, também ajuda na redução do stresse oxidativo causado pelo exercício físico intenso.

Se tens mais dúvidas sobre a água alcalina ionizada, clica aqui.

  • ATLETA DE ALTA PERFORMANCE

FERNANDO PIMENTA: QUAL É O MINDSET DE UM ATLETA DE ALTA PERFORMANCE?

Corporate, Saúde|

No cenário da canoagem, poucos nomes ressoam tão vigorosamente quanto o de Fernando Pimenta. Originário de Ponte de Lima, ele não é apenas um atleta excecional - personificando a determinação e a paixão que impulsionam os verdadeiros atletas de alta performance. Com uma coleção inquestionável de notáveis feito, Fernando Pimenta é uma referência indiscutível no desporto. Recentemente, tivemos a honra de mergulhar numa conversa com ele – e tentar perceber os segredos por trás do seu mindset.