Categories: Saúde

Só bebe água quando tem sede? Está a fazer tudo mal. 3 formas de se manter hidratado ao longo do dia

Outubro 16, 2022

Manter-se hidratado ao longo do dia é essencial para o bom funcionamento do corpo. Isto porque 60% do nosso organismo é composto por água. E não, não deve beber só quando tem sede. Até porque se se deixar chegar a esse ponto, significa que já está desidratado.

Mais do que hidratar, a água tem outras funções no nosso corpo: regula a temperatura corporal, ajuda no transporte de oxigénio e na absorção de nutrientes e melhora o bom funcionamento dos órgãos. Para potenciar todos estes benefícios, deve ser rigoroso com as fontes de água, com a quantidade e, além disso, com a qualidade da água que consome.

Vamos explicar.

Fontes de água

Apesar da forma mais direta de consumo ser no seu estado natural, a água está presente em vários alimentos. Não deixa de ser essencial que ande para todo o lado com uma garrafa de água, mas é importante que encontre formas de aumentar o seu consumo e de manter uma alimentação o mais equilibrada possível.

Opte, por exemplo, por alimentos pouco industrializados — como frutas, legumes e vegetais.

Quantidade consumida 

Beber todos os dias a quantidade certa de água é difícil, nós sabemos. Mas é importante que procure saber a quantidade certa de acordo com as necessidades do seu corpo. Levar uma garrafa com água para todo o lado é uma das ferramentas fundamentais neste aspeto.

Se mesmo assim não resultar, procure utilizar uma aplicação que o relembre, através de alarmes, de consumir água recorrentemente. Inicialmente, o mais certo é que se aborreça das notificações, mas a ideia é que, com o tempo, não precise de lembretes e o consumo de água seja quase automatizado. 

Qualidade da água  

Por mais que a quantidade de água e as fontes sejam dois aspetos importantes, a qualidade da água é o ponto-chave. Uma água de qualidade é aquela que é livre de substâncias nocivas, como o cloro, que está presente nas nossas torneiras e chuveiros.

Da mesma forma, também a água da torneira que não é filtrada tende a ter o pH neutro não reunindo, por isso, todos os minerais de que o nosso corpo precisa para funcionar de forma eficiente. A solução, claro, está na aposta na água alcalina, como é o caso da água VOAA água VOA é purificada, tem um pH acima de 9 e é rica em minerais como o magnésio.

Pode consumi-la a qualquer momento desde que tenha um equipamento purificador instalado em sua casa, que é ligado diretamente à canalização e fica responsável por fazer a filtragem da água.

Não, não precisa de obras na cozinha. Qualquer um pode receber este sistema em casa, precisando apenas de uma ligação à rede de águas.

Saiba como ter uma máquina em sua casa através do site da VOA.