Categories: Saúde

Rui: o que é, para ti, a saúde?

Outubro 20, 2023

Sabemos que o Rui Marques é um porta-voz na prevenção do Cancro da Mama e um embaixador de um estilo de vida saudável. Sabemos que é casado com a Irina, que criou o #CancerILoveYou e pai do Santiago. O que quisemos saber, nesta conversa, foi quem é o RUI. O que é, para ele, saúde. Que ferramentas usa para mastigar e digerir as suas emoções. E… o que o faz gostar tanto da vida! Embarquem connosco nesta conversa de alma e coração.

O Rui e a Irina entraram para a família VOA por perceberem o quão era importante o que ingeriam. Ter um estilo de vida saudável sempre foi importante para eles e perceberam cedo que o que “colocavam para dentro do corpo” interferia, diretamente, na saúde – fosse ela física, mental ou emocional.

O Rui é psicólogo e está habituado a trabalhar com atletas de alta performance, stresse e ansiedade. Pela sua vida – já teve vários desafios que o levaram a ter de desenvolver a resiliência, a reconstruir-se, a evoluir e a criar um leque de ferramentas pessoais de gestão emocional – que o levam a um ponto muito importante: a saúde. Saúde da alma, do coração, mental e física.

Desta vez, fomos ter com o Rui para perceber o que era para ele a SAÚDE. E… que ferramentas ele usa para conseguir ultrapassar os vários desafios que a vida lhe coloca. E ele, deu a fórmula que é, para ele, mágica para manter uma vida e mente sã e equilibrada:

  • O desporto: que tem a capacidade de nos fazer perceber que, quando vamos, somos capazes – e que envolve o físico e o mental;
  • A alimentação: ter muito cuidado com o que se come e bebe – com o que se coloca no corpo. Ele opta por uma alimentação biológica, tendo retirado o açúcar e os refrigerantes do seu cardápio de vida;
  • O cuidado pela água que bebe: uma vez que valoriza muito a hidratação;
  • A escrita: escrever diariamente sobre o que se pensa, sente e sobre o que é grato;
  • Trabalhar a auto-consciência e a auto-análise: estarmos atentos ao que pensamos, ao que dizemos, a como reagimos.

“Valorizo muito o AMOR. Tem sido uma ferramenta importante na forma como eu olho para as pessoas, para a vida e para mim próprio. Valorizo muito a ESPERANÇA e também a FÉ. Eu trabalho muito esses valores em mim. Isso permite-me ter a melhor qualidade de vida possível.”

Obrigado, Rui, por nos fazeres VOAr. Por confiares em nós enquanto motor – e presença ativa – de saúde para a tua rotina e família. É um orgulho enorme fazermos parte da tua história – e tu fazeres parte da nossa.

Em sua casa, o Rui tem os equipamentos Apollo e a Aphrodite. Perguntamos-lhe como é que a VOA faz a diferença na vida dele, e ele deixou-nos o seu testemunho que podes ler, aqui.