Outubro 20, 2023
Sabemos que o Rui Marques é um porta-voz na prevenção do Cancro da Mama e um embaixador de um estilo de vida saudável. Sabemos que é casado com a Irina, que criou o #CancerILoveYou e pai do Santiago. O que quisemos saber, nesta conversa, foi quem é o RUI. O que é, para ele, saúde. Que ferramentas usa para mastigar e digerir as suas emoções. E… o que o faz gostar tanto da vida! Embarquem connosco nesta conversa de alma e coração.
O Rui e a Irina entraram para a família VOA por perceberem o quão era importante o que ingeriam. Ter um estilo de vida saudável sempre foi importante para eles e perceberam cedo que o que “colocavam para dentro do corpo” interferia, diretamente, na saúde – fosse ela física, mental ou emocional.
O Rui é psicólogo e está habituado a trabalhar com atletas de alta performance, stresse e ansiedade. Pela sua vida – já teve vários desafios que o levaram a ter de desenvolver a resiliência, a reconstruir-se, a evoluir e a criar um leque de ferramentas pessoais de gestão emocional – que o levam a um ponto muito importante: a saúde. Saúde da alma, do coração, mental e física.
Desta vez, fomos ter com o Rui para perceber o que era para ele a SAÚDE. E… que ferramentas ele usa para conseguir ultrapassar os vários desafios que a vida lhe coloca. E ele, deu a fórmula que é, para ele, mágica para manter uma vida e mente sã e equilibrada:
- O desporto: que tem a capacidade de nos fazer perceber que, quando vamos, somos capazes – e que envolve o físico e o mental;
- A alimentação: ter muito cuidado com o que se come e bebe – com o que se coloca no corpo. Ele opta por uma alimentação biológica, tendo retirado o açúcar e os refrigerantes do seu cardápio de vida;
- O cuidado pela água que bebe: uma vez que valoriza muito a hidratação;
- A escrita: escrever diariamente sobre o que se pensa, sente e sobre o que é grato;
- Trabalhar a auto-consciência e a auto-análise: estarmos atentos ao que pensamos, ao que dizemos, a como reagimos.
“Valorizo muito o AMOR. Tem sido uma ferramenta importante na forma como eu olho para as pessoas, para a vida e para mim próprio. Valorizo muito a ESPERANÇA e também a FÉ. Eu trabalho muito esses valores em mim. Isso permite-me ter a melhor qualidade de vida possível.”
Obrigado, Rui, por nos fazeres VOAr. Por confiares em nós enquanto motor – e presença ativa – de saúde para a tua rotina e família. É um orgulho enorme fazermos parte da tua história – e tu fazeres parte da nossa.
Em sua casa, o Rui tem os equipamentos Apollo e a Aphrodite. Perguntamos-lhe como é que a VOA faz a diferença na vida dele, e ele deixou-nos o seu testemunho que podes ler, aqui.
Alimentação e emoção: a abordagem integrativa de Eunice Van Uden
Quando se fala de saúde, ainda há quem pense em “caixinhas” separadas: o corpo de um lado, a mente do outro, a alimentação num capítulo à parte e o resto do estilo de vida algures [...]
Sabias que os teus rins envelhecem em silêncio?
Há órgãos no corpo que gritam quando algo não está bem. Os rins não são um deles. Trabalham em silêncio, todos os dias, a filtrar o sangue, eliminar toxinas, equilibrar minerais e regular [...]
Cátia Miranda: nutrição integrativa, saúde funcional e a água que transforma
A saúde não é apenas o que comemos. É também como pensamos, bebemos, sentimos e como permitimos que o corpo recupere. Para a nutricionista integrativa Cátia Miranda, esse entendimento foi moldado por uma infância enraizada [...]






