Categories: Saúde

Antioxidantes. Que moléculas são estas e porque é que nos dão uma saúde de ferro?

Julho 30, 2020

Os Antioxidantes, estão presentes nos frutos vermelhos, nos citrinos, em alguns legumes e até na água, e o seu consumo é fundamental para melhorar o funcionamento do nosso organismo. Saiba porquê.

Já todos, ou quase todos, ouvimos falar do poder antioxidante de alguns alimentos e de como o seu consumo pode trazer vários benefícios à nossa vida e à nossa saúde, a longo prazo. Assim que ouvimos falar em frutos vermelhos, por exemplo, associamos logo a antioxidantes. O mesmo com a curcuma, por exemplo, uma raiz também ela conhecida pelas suas inúmeras propriedades. Mas será que sabemos, exatamente, o que é que é um antioxidante? E que benefícios são estas que eles podem ter para o nosso corpo?

Antes de mais, importa perceber que antioxidante é, na sua base, algo que evita a oxidação do organismo. Quer isto dizer que nestes alimentos considerados antioxidantes estão presentes características que são capazes de atrasar ou até mesmo de inibir a oxidação.

Este processo de oxidação acontece pelo simples facto de respirarmos, isto porque, ao inalarmos oxigénio, uma percentagem é de radicais livres que, ao entrarem em contacto com o organismo, os seus efeitos prejudiciais são neutralizados por enzimas produzidas pelo próprio corpo: os antioxidantes.

O problema é que, muitas vezes, estamos expostos a vários fatores externos que podem aumentar a presença desses radicais livres no nosso organismo, como é o caso do álcool, do tabaco ou da poluição. Quanto isto acontece, nem sempre o nosso corpo tem a capacidade de produzir antioxidantes suficientes para neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres. É por isso que ter uma alimentação rica em alimentos antioxidantes ajuda o organismo a manter-se saudável.

Quais são os benefícios dos antioxidantes?

Uma dieta rica em antioxidantes é essencial para a saúde da pele, para travar o envelhecimento precoce, mas também para prevenir e tratar algumas doenças. Muitos destes alimentos têm, inclusive, um poder anti-inflamatório, como é o caso da curcuma.

Além disso, os antioxidantes ajudam a eliminar toxinas e a diminuir os efeitos da retenção de líquidos. Isto porque podem funcionar como diuréticos naturais, favorecendo a microcirculação. Ou seja, esses alimentos e líquidos ajudam a manter a saúde, a beleza e a juventude.

Que alimentos são considerados antioxidantes?

Existem vários alimentos com propriedades antioxidantes, sendo que os mais conhecidos são, naturalmente, os frutos vermelhos, especialmente pelo facto de terem cores muito distintivas.

Além dos frutos vermelhos, há uma grande opção de frutas e legumes ricos em antioxidantes e que devem fazer parte de uma alimentação saudável. Quanto aos legumes, pode passar a incluir na lista de compras a abóbora, batata doce, os brócolos, tomate ou a cenoura. Já nas frutas, aposte no melão, nas frutas cítricas, no morango e na uva.

Há também outros alimentos que fazem parte desta lista, como é o caso do chá verde e de cavalinho, assim como o azeite, e aveia e a linhaça.

Existem bebidas antioxidantes?

Já falámos do que pode comer, mas a realidade é que existe uma outra forma de introduzir antioxidantes no seu organismo: bebendo água alcalina e ionizada, como a água VOA.

Além de ser pura e rica em antioxidantes, a água alcalina das máquinas VOA tem um poder de hidratação superior a qualquer outra água, tem a capacidade de reduzir a oxigenação do organismo e tem uma estrutura química com diversos benefícios para a saúde a longo prazo.

O consumo desta água contribui, assim, para o tratamento de doenças e também, a longo prazo, para a sua prevenção. Ao beber esta água, vai também notar melhorias na sua pele, graças ao seu poder antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres de que falamos acima e que são dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de rugas e linhas finas.

Outros dos benefícios da água alcalina são as melhorias nas capacidades cognitivas, na estrutura óssea, e o tratamento do fígado gorduroso, um dos principais problemas de quem leva uma alimentação pouco regrada. Por fim, esta água é rica em vários minerais como o magnésio, essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Se quer saber como pode passar a consumir água alcalina diariamente e tê-la sempre à disposição em sua casa, saiba que existem várias opções de purificadores pelos quais pode optar. Pode conhecer todas as soluções disponíveis através do site da VOA.