Categories: Alimentação

Dieta Alimentar, Dicas e Hábitos para uma Vida Mais Alcalina

Agosto 11, 2023

Viver uma vida alcalina é mais do que uma tendência é um compromisso para com a nossa saúde e o nosso bem-estar a longo prazo. Este conceito de uma dieta e estilo de vida alcalinos tem como base equilibrar o pH do nosso corpo para promover uma ótima saúde e prevenir várias doenças. Mas, afinal, como podemos ter uma vida mais alcalina? Que hábitos podemos implementar? É disso que vamos falar neste artigo!

Principais nutrientes da água

Quem nos acompanha já percebeu a importância e os efeitos de se beber uma água alcalina ionizada e mineralizada. Uma boa água é uma das principais ferramentas de promoção e manutenção da nossa saúde – contudo, tem de ser uma prática exercida e mantida no meio de vários outros hábitos fundamentais para que o nosso corpo seja alcalino e o nosso bem-estar seja preservado.

O que é uma Vida Alcalina

O pH é uma escala que mede o nível de acidez ou alcalinidade de uma substância, variando de 0 a 14. Um pH de 7 é considerado neutro, enquanto valores abaixo de 7 são ácidos e valores acima de 7 são alcalinos.

O corpo tende a funcionar melhor quando mantém um equilíbrio ligeiramente alcalino, com um pH em torno de 7,35 a 7,45.

Uma vida alcalina envolve uma dieta rica em alimentos alcalinos, como frutas, legumes, verduras, nozes e sementes, que ajudam a neutralizar a acidez no corpo. Além da alimentação, outros hábitos desempenham um papel crucial no equilíbrio ácido-base do organismo. E, manter um equilíbrio ácido-base apropriado no corpo, é fundamental para diversas funções fisiológicas.

Dicas para uma Vida Alcalina

  1. Pratica exercício regularmente

O exercício físico promove a eliminação de toxinas e ajuda a manter um pH equilibrado. Escolhe atividades de que gostes de forma a seres consistente na tua prática.

  1. Bebe Água Alcalina

A água alcalina é rica em minerais que ajudam a neutralizar a acidez. Investe num sistema como a VOA – e adiciona umas gotas de limão à água que bebes em jejum, de manhã.

  1. Gestão do Stresse e da Ansiedade

O stresse crónico pode contribuir para a acidez no corpo. Práticas como meditação, yoga, pilates, chi kung e respiração profunda podem ajudar a reduzir na redução do mesmo.

  1.  Sono reparador

O sono adequado é essencial para a recuperação e o equilíbrio do corpo. Estabele uma rotina de sono consistente e cria um ambiente e uma rotina propícios ao descanso.

  1.  Limita o Café, Açúcar e o Álcool

A cafeína, o açúcar e o álcool têm potencial para criar acidez no corpo. Consume-os com moderação ou considere alternativas mais alcalinas.

  1. Alimentação

Incorpora uma variedade de frutas, legumes, verduras, nozes e sementes na tua dieta diária. Evita o excesso de alimentos processados, carne vermelha e produtos açucarados.

Dicas para uma dieta mais alcalina

Adotar uma dieta e hábitos alimentares mais alcalinos envolve priorizar alimentos que ajudam a equilibrar o pH do corpo e minimizar o consumo de alimentos que possam criar acidez. Para te ajudar – organizamos, aqui, algumas dicas!

Alimentos Alcalinos

 Frutas e Vegetais: a maioria das frutas e vegetais é naturalmente alcalina. Prioriza os espinafre, couve, brócoles, pepino, acelga, abacate, limão, maçã, melão, entre outros.

Verdes de Folhas Escuras: vegetais de folhas escuras são particularmente alcalinos e ricos em nutrientes.

Legumes: lentilhas, feijões, grão-de-bico e outros legumes são ótimas fontes de proteína vegetal alcalina.

Nozes e Sementes: amêndoas, castanhas, sementes de chia e linhaça são excelentes opções alcalinas ricas em fibras e ácidos graxos saudáveis. Algumas delas, devem ser demolhadas ou torradas para serem melhor absorvidas.

Alimentos Integrais: grãos integrais como quinoa, arroz integral e aveia são boas escolhas alcalinas.

Alimentos a evitar

Proteína Animal: carne vermelha, frango e peixe podem ser consumidos em moderação, preferindo opções orgânicas e magras.

Laticínios: estes podem ser ácidos – opta por kefir ou iogurte de coco, caso gostes de integrar estes produtos na tua dieta, mas com moderação.

Cafeína e Álcool: café, chá preto, álcool, sumos refrigerantes e bebidas energéticas podem ser acidificantes, por isso, não consumas.

Açúcar e Alimentos Processados: alimentos açucarados, cereais, bolos e biscoitos são altamente acidificantes e devem ser evitados.

Fritos: alimentos fritos e gordurosos podem contribuir para a acidez – evita-os.

Carnes Processadas: bacon, salsichas e outros produtos processados de carne são ricos em ácidos e são desnecessários para uma saúde perfeita.

Hábitos Alimentares que deves manter

  • Hidrata-te: bebe água alcalina ionizada ao longo do dia para ajudar a eliminar toxinas e manter o equilíbrio ácido-base.
  • Inclui Verduras em todas as refeiçõ
  • Equilibra as tuas refeições com uma combinação de proteínas vegetais, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.
  • Come devagar, mastigua bem os alimentos e presta atenção às sensações de fome e saciedade do teu corpo.
  • Evita o excesso de sal – usando ervas e especiarias para temperar os alimentos.
  • Planeia astuas refeições com antecedência.

Uma vida alcalina é um compromisso com a saúde a longo prazo, visando equilibrar o pH do corpo e promover diversas funções fisiológicas. Por isso, lembra-te que pequenas mudanças progressivas podem levar a resultados significativos. Começa a introduzir estas dicas de forma gradual na tua rotina e vida diáriae promove a tua saúde perfeita.