Outubro 11, 2022
É livre de químicos, metais pesados e bactérias nocivas para o organismo, ao mesmo tempo que repõe alguns dos minerais que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Saiba como.
Existem dois tipos de pessoas neste mundo: aquelas que só bebem água da torneira porque não estão para se preocupar, mesmo que não saibam exatamente o que é que podem estar a ingerir, e aquelas que se recusam a beber toda e qualquer água que venha diretamente de um cano e não tenha qualquer tipo de tratamento. Estas últimas, são aquelas que provavelmente já ouviram falar de água alcalina, e até já a consomem regularmente. Já as outras, até podem saber que ela existe, mas provavelmente des-conhecem o que pode fazer pela sua saúde.
Muito resumidamente, e tal como explica o Dr. Figueiro Luz, médico de Medicina Geral e Familiar na Clínica Cligenus, em Portimão, “água alcalina é toda a que tem um pH elevado, acima de 7”, explica o especialista. “A água é tanto mais alcalina quanto maior for o pH.”
Confuso? Vamos por partes. A sigla pH, que significa “potência de hidrogénio”, é a escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Se fizer um exercício mental e lem-brar-se daquelas aulas de Fisico-Química do básico, provavelmente sabe do que estamos a falar, mas nunca é demais relembrar que a escala vai dos 0 aos 14. Todos os valores até 7 representam um pH ácido, o 7 um valor neutro e, acima disso, já estamos perante uma substância alcalina. Quer isto dizer que, e segundo as palavras do especialista, toda e qualquer água que tenha um pH acima deste valor é considerada alcalina.
Tabelas periódicas e valores à parte, o que isto significa, na prática, é que cada vez que bebemos água alcalina estamos a repor o valor do pH do nosso organismo. Isto porque, tal como explica o médico, “quando nascemos, o nosso organismo é altamente alcalino, e, com o avançar da idade e com os ele-mentos externos a que estamos expostos, as nossas células começam a deteriorar-se e começamos a acidificar.”
Ao consumirmos este tipo de água, e com o consumo regular, vamos estar a potenciar a alcalinização das nossas células, o que, a longo prazo, acaba por nos fazer entrar num processo de homeostasia. “[este processo] leva ao equilíbrio do organismo e, quando temos o organismo mais equilibrado, há uma diminuição do risco inflamatório”, explica o Dr. Figueiredo Luz.
Este risco existe, segundo o especialista, já que o nosso corpo passa, organicamente, por um processo inflamatório crónico que depende dos radicais livres do oxigénio. “Esses radicais produzem-se com a própria vida, com a nossa respiração, que passa pelos nossos pulmões”, acrescenta o médico de Medi-cina Geral e Familiar. “O que acontece é que, quando as células para respirarmos passam pelos nossos pulmões, dá-se um processo de oxigenação, que liberta radicais livres no nosso organismo, que são passíveis de desencadear um processo inflamatório que pode danificar as artérias, provocando uma patologia chamada aterosclerose.”
Quando o organismo não está equilibrado, desencadeando este processo de inflamação das artérias, a longo prazo é possível virmos a desenvolver problemas do sistema cardiovascular, como é o caso das tromboses, dos AVC’s ou até mesmo dos enfartes. Para isso, há que manter um equilíbrio do pH do organismo, o que é possível graças ao consumo de água alcalina.
Como consumir água alcalina?
Esta é, provavelmente, uma das dúvidas mais comuns de quem procura mudar o seu estilo de vida e passar a consumir apenas água alcalina. A realidade é que existem já diversas marcas que produzem água alcalina engarrafada. No entanto, esta opção acaba por ter um impacto a nível ambiental, já que estas águas chegam em garrafas ou garrafões de plástico. Além disso, esta não é uma opção tão prática como, simplesmente, abrir uma torneira.
Contudo, existem outras soluções no mercado e que, a longo prazo, acabam por ter vários benefícios, tanto no que diz respeito à questão ambiental, quanto no custo. A VOA, marca portuguesa de água alcalinizada e mineralizada, faz a instalação de diferentes tipos de equipamento em casa que, através da sua tecnologia, purificam, alcalinizam e mineralizam a água da torneira.
O aparelho — e existem vários à escolha, consoante as necessidades de cada pessoa —, é conectado ao sistema de canalização de casa e, quando a água passa pela máquina, as bactérias e minerais pesa-dos são removidos da sua composição, ao mesmo tempo que são inseridos minerais essenciais, como é o caso do magnésio, essencial ao funcionamento do organismo.
Quais os benefícios da água alcalina?
É um dos assuntos que mais dúvidas suscita a quem está a pensar começar a consumir água alcalina, e a realidade é que ao longo dos anos têm sido vários os investigadores a debruçar-se sobre o tema.
Consumir esta água, explica o Dr. Figueiredo Luz, tem diversos benefícios a longo prazo, a começar pela questão da limpeza e purificação da água da torneira que, geralmente, contém vários minerais pesados e bactérias que podem prejudicar o organismo.
“As bactérias atacam as células, os orgãos e os tecidos, provocando infeções e danificando-os”, diz o especialista. “O mesmo acontece com os metais pesados. As células têm uma barreira, a barreira cito-plasmática, que acaba por ser comprometida.”
Outro dos grandes benefícios apontados ao consumo de água mineralizada e alcalina é a recuperação muscular. O Dr. Figueiro Luz explica à MAGG que o magnésio, que é introduzido nesta água através do processo de mineralização, ajuda na renovação das células e garante a hidratação da musculatura, essencial para a recuperação dos tecidos no pós treino.
“Quando fazemos exercício físico estamos a gastar músculo, e o músculo ao gastar-se está a criar um processo inflamatório”, diz o especialista. “Os atletas têm muito mais acidez no organismo do que um indivíduo que não é fisicamente ativo. Eles, mais do que qualquer outra pessoa, precisam de alcalini-zar o seu organismo porque, ao alcalinizar, fazem com que o músculo tenha condições para se regene-rar.”
Além disso, o médico explica ainda que o poder de hidratação desta água é superior ao daquela que vem diretamente das torneiras. Isto porque passa por um processo de ionização, “o que faz com que entre mais facilmente nas células, hidratando-as”, diz Figueiredo Luz. “Graças à ionização, torna-se mais fácil ultrapassar a membrana celular, o que ajuda, por exemplo, a combater retenção de líqui-dos.”
Por outro lado, o especialista aponta ainda vantagens para o sistema imunológico, já que o processo de alcalinização do organismo tem a capacidade de reforçar o sistema imunitário. Este sistema, diz, de-fende o organismo dos ataques de bactérias, fungos, células anormais e cancerígenas, e até mesmo de vírus. “Para que as células estejam em funcionamento perfeito e sejam capazes de combater estes cor-pos estranhos, é preciso que tudo esteja equilibrado”, diz o médico.
Se quer saber como pode passar a consumir água alcalina diariamente e tê-la sempre à disposição em sua casa, saiba que existem várias opções de filtros pelos quais pode optar. Pode conhecer todas as soluções disponíveis através do site da VOA.
Os efeitos da água alcalina ionizada na performance atlética e recuperação muscular
Se nós somos o que comemos, mas, também somos o que bebemos - então, qual a melhor água para a nossa saúde?
Qual a melhor água para a nossa saúde
Se nós somos o que comemos, mas, também somos o que bebemos - então, qual a melhor água para a nossa saúde?
3 receitas de água aromatizada bem saborosas que o ajudam a hidratar-se
Tem dificuldade em beber água? Com estas três receitas cheias de sabor, fica mais fácil manter-se hidratado ao longo do dia. E se a isso aliar a super-água da VOA, melhor ainda.